No dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, realizamos uma atividade para lembrar a importância de se comemorar esta data. A atividade se baseou em uma dinâmica, iniciando com a música "Sobradinho", de Sá e Guarabira, que aborda a questão da construção de uma represa no Rio São Francisco em meados dos anos 80. Depois fomos para o pátio para fazer a "teia do equilíbrio ambiental", com o objetivo de mostrar para a turma que na natureza todos os elementos estão interligados, independente do nível de ligação. Cada aluno representou um elemento da natureza e com o auxílio de um rolo de barbante, os elementos iam se interligando de acordo com sua proximidade.
Ao final, uma grande teia se formou, representando a interdependência dos seres vivos no seu ambiente. Quando retornamos para a sala, foi realizada uma discussão a respeito da atividade, onde alguns alunos colocaram seu ponto de vista sobre a questão ambiental, mudanças climáticas e o futuro do planteta. Para finalizar, escutamos a música "Planeta Azul", de Xitãozinho e Xororó, que apresenta uma mensagem de conscientização sobre as atitudes do ser humano ao Planeta Terra.
Esta atividade foi feita com as seguintes classes: 5ªA, 5ªB, 5ªC, 5ªD e 8ªA.
Professor Cristiano (geografia).
(não reparem nas datas rsrs...)
"É preciso limpar o terreno da sua mente para permitir que a sabedoria e a compreensão floresçam. Entenda que não é preciso ir em busca da verdade, mas se preparar para que ela o encontre quando estiver pronto para recebê-la." (Eduardo Shinyashiki, trecho do livro A vida é um milagre.
13 de junho de 2008
Dia do Meio Ambiente
OBA - CERTIFICADO - 2013
Sempre há alguém observando seu trabalho!
Respeitável Público...
1 comentários:
Olá professor Cristiano
Vim aqui pra elogiar sua idéia de realizar a teia! Me fez lembrar de uma frase dos ecologistas sobre a importância do papel de cada um na responsabilidade global. Não é mesmo pensar localmente e agir globalmente?
Parabéns a você e às cabecinhas pensantes da nossa escola!
beijão a todos!
Postar um comentário