2º Semestre de 2013
O Yin-Yang
São dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a calma, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade.
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua.
Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco), na nossa escola representado pelo Vermelho e Yin (preto), na nossa escola representado pelo azul marinho, integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A ideia de utilizá-lo surgiu da necessidade de identificar todas as salas e lugares da escola, criando assim uma identificação visual, expansível ao material de apoio.
...em breve mais fotos...
REFLEXÇÃO
O Escolher: Quando, de fato, comprometemo-nos com o que fazemos, nossa participação não se limita a cumprir metas, prazos ou serviços.
O Fazer Educativo: É a ação motivadora do indivíduo, que o leva a transformar-se, alterando positivamente sua vida e o meio em que atua.
Fontes de pesquisa utilizadas:
0 comentários:
Postar um comentário