08:11
Escola Municipal Maria da Conceição Luz
O músico e também autor de livros infantis, James Misse, foi o responsável pela palestra inaugural ‘Voz e Violão: Encantamentos Literários e a Educação para Todos’
A secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif, acredita que investir em educação é valorizar o professor. “Esta primeira edição trabalhará diversas temáticas. As discussões abordam propostas com a participação de especialistas sempre em busca da valorização e capacitação dos nossos profissionais”, ressalta.
“A ação tem como objetivo primordial possibilitar a formação continuada dos professores por meio de atividades teóricas e práticas, aprimorando a prática educativa dos docentes e especialistas em educação”, conclui a diretora de Ensino, Maria Cecília Cardoso Tecedor.
22:45
Escola Municipal Maria da Conceição Luz
2º Semestre de 2013
O Yin-Yang
São dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a calma, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade.
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua.
Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco), na nossa escola representado pelo Vermelho e Yin (preto), na nossa escola representado pelo azul marinho, integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A ideia de utilizá-lo surgiu da necessidade de identificar todas as salas e lugares da escola, criando assim uma identificação visual, expansível ao material de apoio.
...em breve mais fotos...
REFLEXÇÃO
O Pensar: É dar sentido às ações. É compreender o “como”, o “porque” e o “para que” daquilo que se pretende. É alimentar o ciclo: sentir, refletir e agir.
O Escolher: Quando, de fato, comprometemo-nos com o que fazemos, nossa participação não se limita a cumprir metas, prazos ou serviços.
O Fazer Educativo: É a ação motivadora do indivíduo, que o leva a transformar-se, alterando positivamente sua vida e o meio em que atua.
Fontes de pesquisa utilizadas:
22:43
Escola Municipal Maria da Conceição Luz
Relação: Educação Física x Alunos Especiais
Alunos dos 6º Anos em aula de Educação Física
A Educação Física Adaptada "é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada portador de deficiência, respeitando suas diferenças individuais" (Duarte e Werner, 1995: 9)
Na escola, "pressupõe, conceitualmente, que todos, sem exceção, devem participar da vida acadêmica, em escolas ditas comuns e nas classes ditas regulares onde deve ser desenvolvido o trabalho pedagógico que sirva a todos, indiscriminadamente"
(Edler Carvalho, 1998, p.170).
Na "Conceição Luz" a inclusão, ocorre todos os dias independente se tem ou não a aula de educação física, de interativa entre todos os alunos.
Parabéns ao Professor João ( Teka) por suas aulas inclusivas e à todos os nossos alunos!
10:06
Escola Municipal Maria da Conceição Luz
Estação
Elektro nas escolas
O evento, que tem como objetivo divulgar o uso
racional de energia
e a prevenção de acidentes
O caminhão, consiste em um laboratório com equipamentos e experiências que mostram na prática importância da energia na vida das pessoas e a história da eletricidade.
23:23
Escola Municipal Maria da Conceição Luz
Criação de esculturas com base na lenda
Cupido e Psique.
Psique era uma jovem tão linda que Vênus passou a ter ciúmes dela. A deusa deu ordens a Cupido para induzir Psique a apaixonar-se por alguma criatura de má aparência, porém o próprio Cupido tornou-se seu amante. Cupido a pôs num palácio, mas somente a visitava na escuridão e a proibiu de tentar vê-lo. Movidas pelo ciúme as irmãs de Psique disseram-lhe que ele era um monstro e iria devorá-la.
Certa noite Psique pegou uma lamparina e iluminou o quarto para ver Cupido adormecido. Excitada diante da visão de sua beleza ela deixou cair sobre Cupido uma gota do óleo da lamparina, e o despertou. Por causa disso o deus abandonou-a, ressentido pela sua desobediência. Sozinha e cheia de remorsos Psique procurou o amante por toda a terra, e várias tarefas difíceis lhe foram impostas por Vênus. A primeira delas foi separar na escuridão da noite as impurezas de um monte enorme de várias espécies de grãos, porém as formigas apiedaram-se de Psique e vieram em grande número para realizar a tarefa por ela.
E assim, por um meio ou por outro, todas as tarefas foram executadas, exceto a última, que consistia em descer ao Hades e trazer o cofre da beleza usado por Perséfone. Psique havia praticamente conseguido realizar a proeza, quando teve a curiosidade de abrir o cofre; este continha não a beleza, e sim um sono mortal que a dominou. Entretanto Júpiter, pressionado por Cupido, consentiu finalmente em seu casamento com a amante, e Psique subiu ao céu.