E.M.PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO LUZ

E.M.PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO LUZ
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. "Paulo Freire"
"É preciso limpar o terreno da sua mente para permitir que a sabedoria e a compreensão floresçam. Entenda que não é preciso ir em busca da verdade, mas se preparar para que ela o encontre quando estiver pronto para recebê-la." (Eduardo Shinyashiki, trecho do livro A vida é um milagre.

Sejam Bem-vindos!

5 de agosto de 2011

Escola Municipal realiza projeto ‘Vida e Obra de Maria da Conceição Luz’

Escola Municipal realiza projeto ‘Vida e Obra de Maria da Conceição Luz’
Por Secretaria de Governo/Departamento de Comunicação Social
comunicacão@itanhaem.sp.gov.br


Todos os elementos da gramática estão inseridos no projeto da E.M Maria da Conceição Luz onde os alunos de 5ª a 8ª séries conhecem um pouco da vida e obra da professora que leva o nome da unidade escolar. Nas atividades realizadas pelo projeto, as principais ferramentas de trabalho como: leitura, escrita, correção ortográfica e gramatical, são praticadas frequentemente pelos estudantes.

Semanalmente, a equipe educacional realiza a parada da leitura. Todos os funcionários e alunos param o que estão fazendo para dedicar 15 minutos do seu tempo a leitura. Estudantes e professores lêem poemas, relatos e cartas escritas pela professora Maria da Conceição Luz.

A diretora da escola, Maria Fátima de Brito; acredita que a iniciativa traz curiosidades aos alunos e desperta interesse nos próprios funcionários quanto à história da patrona. “Estudando com os alunos na escola, um estudante disse à professora que o pai já estudou na unidade,e não conhecia a história da Maria da Conceição Luz.E ele contou.Isso foi muito interessante.’’

O tema vem sendo desenvolvido em vários segmentos pelos professores. São trabalhos de redação e leitura, ajudando a conciliar a história com a gramática. “A escola deixa à vontade para que o professor use o projeto em sala de aula, da forma que achar melhor”, ressalta a diretora.

Aproveitando o gancho, os professores embarcam no projeto para produzir trabalhos em sala de aula, usando a biografia da Maria da Conceição Luz, para aplicar leituras compartilhadas, correção ortográfica, gramatical e trabalhar a pontuação e acróstico. Já que a leitura enriquece vocabulário, ao mesmo tempo em que facilita a comunicação.

Assim trabalha a professora de Língua Portuguesa,Regiane Aparecida Ferrinho Antunes,que diz estar contente com o desempenho dos alunos. “O interessante é que a gente nunca tinha trabalhado com o patronesse,mostrando quem é ela,e o que fez para a educação.Trata-se de uma funcionária de escola que fazia o papel de professora,porque na época existiam poucos educadores.”

Para consolidar ainda mais as histórias sobre a carreira e vida de Maria da Conceição Luz,a equipe fez diversas entrevistas com familiares,amigos e alunos para complementar a obra da professora.

Além de criar importantes laços com a gramática,o projeto almeja fortalecer a parceria entre a escola e a comunidade,promovendo diferente eventos dentro do espaço escolar.

E no dia 3 de Outubro,data em que se comemora o aniversário da homenageada,a unidade encerrará o projeto com a exposição de fotos e vídeos,entrevistas,montagem de um foto livro para apreciação,produzidos por professores e alunos.

1 comentários:

Hoje foi lida a reportagem publicada em 26/07 pelo departamento de imprensa sobre o projeto de leitura da escola.
Diretora Fátima.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OBA - CERTIFICADO - 2013

OBA - CERTIFICADO - 2013

Prova Brasil 2013

Sempre há alguém observando seu trabalho!

Respeitável Público...

O mundo vê a "Conceição Luz"